sábado, 1 de dezembro de 2012

O mito do exercício abdominal

ASSUNTO: Mitos e verdades




Os estudos são muito claros: o exercício físico não é capaz de reduzir a gordura localizada. Ficou surpreso? Triste com a notícia?

Não adianta fazer centenas de exercícios abdominais para reduzir a gordura localizada na barriga. Não adianta também se deitar de lado, levantar e abaixar a perna para diminuir a gordura acunulada na região do quadril, o culote. Os exercícios abdominais são os mais praticados por aqueles que desejam se livrar da indesejável proeminência abdominal ou mesmo ter a cobiçada barriga de tanquinho, mas o excesso de repetições, além de não reduzir a gordura, pode causar dores na coluna.





Recentes pesquisas mostram que o excesso de flexões na região lombar, na posição deitada, causa um grande estresse nesta região. Se praticadas por pessoas com pouca estabilidade e força muscular, pode provocar desconforto e dores. Para pessoas sedentárias que desejam iniciar um programa de exercícios, é indicado, como medida de segurança, evitar os exercícios abdominais tradicionais e iniciar com as pranchas, na posição dorsal e ventral. Estes exercícios propiciam o desenvolvimento da estabilidade, a consciência corporal e a força estática dos músculos estabilizadores da região lombar.

Para praticar esse exercício, é preciso deitar com os joelhos flexionados e colocar os braços ao lado do corpo. Você deve inspirar, elevar lentamente o quadril e manter os glúteos contraídos por 10 segundos. Depois, é só expirar e voltar à posição inicial. A dica é repetir esse movimento de 6 a 8 vezes.

Bom treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário