sábado, 1 de dezembro de 2012

Mitos e verdades

ASSUNTO: Mitos e verdades


Gordura vira músculo com treinamento?


Músculo e gordura são tecidos totalmente diferentes. ou seja, é impossível transformar um no outro. Você não pode transformar pele em ossos ou músculo em massa cefálica, então por que seria capaz de transformar gordura em músculo? Sob o ponto de vista fisiológico, esta transformação é impossível.

O exercício não destrói os depósitos de gordura. Na verdade, ele ajuda a queimar calorias provenientes da gordura. Quando você diminui o peso através da dieta e exercício, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a diminuição da sua quantidade. Ela continua lá, mesmo depois de você ter emagrecido. Você só consegue diminuir a quantidade de células gordurosas por procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração ou outras técnicas.

Exercícios de fortalecimento muscular, inclusive os que utilizam pesos como a musculação, contribuem para a diminuição da gordura corporal. Os exercícios aeróbicos, como a caminhada, corrida e o ciclismo, são eficientes para queimar gordura, pois a usam como fonte de energia. A combinação da perda de peso com o aumento da massa muscular possibilita uma diminuição de gordura ao redor do músculo, dando ao seu corpo uma aparência melhor e, em muitos casos, até realçando os músculos.

Exercício não muda o tamanho das glândulas, como por exemplo, as mamárias. Contudo, a região do busto pode ser aumentada pelo fortalecimento dos músculos do peito, quando ocorre a hipertrofia. Mas isto é difícil e requer um treinamento muito intenso. A gordura localizada na região das mamas pode aumentar ou diminuir, na medida em que ocorrer o aumento ou diminuição do peso corporal, não é efeito de exercício.

Lembre-se: quando você se exercita, é possível diminuir a quantidade de gordura, não a quantidade de células de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário