sábado, 29 de dezembro de 2012

Exercícios físicos: cuidado com o exagero!

ASSUNTO: Exercícios físicos

Muitas pessoas passam a vida toda buscando ter ou manter um corpo sarado. Elas são capazes de fazer loucuras para conquistarem o corpo tão sonhado, sem se darem conta de como é prejudicial o “exagero”. Podemos ver que por um lado a prática de exercícios físicos faz muito bem para a saúde, mas por outro lado, exagerar coloca o próprio corpo em risco.

Exercícios pesados para as mulheres às deixam tão saradas que acabam por deixa-las com o corpo masculinizado, tirando toda a sua feminilidade. Algumas pessoas até gostam, outras não encaram como algo positivo, pois acreditam que mulheres ficam bonitas malhadas, mas não com massa muscular em excesso.

Exercícios físicos: cuidado com o exagero!


De acordo com opiniões de especialistas, as pessoas que malham exageradamente tendem a sofrer distúrbios hormonais, como irritabilidade, não menstruar e distúrbios alimentares. Sem contar o perigo de sofrer lesões como hérnia lombar, lombalgias e cervical, lesão de ligamentos e dores musculares. E se não houver acompanhamento de um profissional durante o treino de exercícios físicos, o atleta poderá até sofrer um infarto. Isso porque o coração também é um músculo e pode ficar hipertrofiado, o que causa insuficiência cardíaca e um aumento da pressão arterial.

Os médicos especialistas fazem um alerta para as mulheres que treinam exageradamente: a flacidez. Com o tempo, normalmente após a menopausa, os hormônios, que são os responsáveis pelo aumento de massa muscular, diminuem e o corpo não consegue mais manter o músculo (que não voltará mais para o lugar) causando a aparência de gordura, perdendo o visual forte.

Um fator muito importante para quem busca um aumento gradativo da massa muscular é a alimentação. Uma boa dieta rica em proteínas, onde se evita comer sal, gordura e açúcar ajuda um atleta a ficar mais forte. No caso de suplementos, eles podem ser bastante úteis quando tomados no final do treino, que é quando os receptores do corpo ficam abertos e acompanhados de uma alimentação adequada. Mas cuidado com o exagero, pois poderá comprometer o seu rim.

Exercícios físicos: cuidado com o exagero!

Como a estética faz parte do modismo, as pessoas estão procurando cada vez mais academias e parques com a finalidade de melhorar a forma física, a qualidade de vida e a saúde. Porém, há pessoas que buscam exageradamente alcançar esses objetivos, passando vários dias da semana e várias horas do dia fazendo exercícios de alta intensidade. Outro tipo de exagero é também ultrapassar os próprios limites, prejudicando assim, a saúde. Esse excesso pode resultar na Síndrome da Fadiga Crônica (ou Síndrome do Overtrainig).

A Síndrome de Overtraining é uma situação onde há a diminuição de desempenho do atleta, resultando do estresse de treinamento onde não tem tempo necessário para uma recuperação adequada do organismo. É uma situação bem comum entre atletas que treinam muito sem dar o tempo devido para o descanso.

Resumindo, os exercícios físicos devem ser praticados por todos, pois faz muito bem à saúde, porém, sem exageros. O ideal é sempre conversar com um médico especialista, pois ele te orientará sobre os treinos que você poderá seguir e sem restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário